September 29, 2020

Please reload

Posts Recentes

As tigelas tibetanas

September 29, 2020

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

A Importância de Meditar Juntos em Tempos de Crise

April 15, 2020

 

 

A fé (no meu caso, a fé espírita) sempre me proporcionou um embasamento teórico no sentido de que “nada é por acaso”. Todas as pessoas que passam pela nossa vida, todas as situações que vivemos (boas ou ruins) nos oferecem uma oportunidade de evoluir, de melhorar exatamente aquilo que precisa ser melhorado em cada um de nós. Esse entendimento é, sem dúvida, muito consolador em momentos difíceis. Mas nem sempre conseguimos colocar em prática aquilo que já compreendemos do ponto de vista intelectual.  

 

Foi com a meditação que aprendi a SENTIR que ESTÁ TUDO BEM. A prática da meditação nos permite acessar um “lugar” dentro de nós - portanto, um lugar individual, íntimo - onde conseguimos sentir que está tudo certo. Existe uma paz muito grande ali.

 

O curioso é que esse mesmo lugar íntimo, interno, também nos permite SENTIR que SOMOS PARTE DE UM TODO MUITO MAIOR. No silêncio da nossa unidade surge o sentimento de UNIÃO, de PERTENCIMENTO. Talvez, como um bebê no útero da mãe. Nesse lugar aparentemente solitário, nossas consciências individuais se conectam à Consciência Suprema, a Deus.

 

Meditar é um estado de oração. Mas você não precisa fazer nada. Não há necessidade de recitar uma prece mentalmente, por exemplo. Apenas acessar esse lugar íntimo do seu ser e sentir a presença divina que já está ali. Eu diria que é como olhar nos olhos de alguém que te conhece muito bem e, sem precisar dizer uma só palavra, se sentir completamente acolhido e compreendido por esse alguém. 

Para estar com Deus, basta estar presente. Todos nós somos capazes de SENTIR a presença divina na respiração consciente, no bater dos nossos corações. 

 

Agora imagina se um grupo grande de pessoas se conecta com o divino ao mesmo tempo? Várias consciências individuais com o pensamento elevado no mesmo momento tem o poder de influenciar positivamente toda a atmosfera ao seu redor. Podemos transformar a psicosfera (ambiente espiritual) do nosso lar, do nosso bairro, da nossa cidade, do nosso país, do nosso planeta inteiro. 

 

A prática regular de meditação individual transforma o ser. A prática regular de meditação coletiva tem o poder de transformar o planeta.

 

Foto: Fernanda Sousa (Prema)

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square