September 29, 2020

Please reload

Posts Recentes

As tigelas tibetanas

September 29, 2020

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

As tigelas tibetanas

September 29, 2020

 

A origem das tigelas tibetanas não é muito conhecida, embora existam muitas lendas sobre isso. Em qualquer caso, as tigelas tibetanas têm sido usadas nos sistemas orientais de medicina e filosofia para fins terapêuticos há milhares de anos.

 

As autênticas taças tibetanas são compostas da liga de sete metais (ouro, prata, cobre, chumbo, ferro de meteorito, mercúrio e estanho) que correspondem aos sete corpos celestes ou os sete Chakras.

Esse ferro, conhecido como thogcha, ou “metal do céu” no Tibete, era altamente valorizado por seu conteúdo de ferro puro, com quantidades mínimas de oligoelementos. Isso só poderia ser obtido pelo ferro do meteorito, já que a queima atmosférica removeu muitas das impurezas do minério.

 

O que se sabe é que as tigelas não podem ter se originado no Tibete, já que os metais preciosos que são usados na fabricação das tigelas não são encontrados na região.

 

As tigelas são feitas no Nepal há mais de mil anos da mesma maneira, por artesãos martelando os sete metais em uma liga à mão, mas a arte foi perdida durante a mudança para métodos mais modernos. Hoje em dia, as tigelas são mais feitas por máquinas, embora falhem em obter o tom perfeito que as tigelas feitas à mão alcançam. As tigelas mais modernas são feitas principalmente de um tipo de liga de bronze conhecido como “metal de sino”, que é uma mistura de cobre e estanho.

 

O som tem uma relação ancestral com a meditação e a cura. A cura pelo som tem raízes antigas em diferentes culturas, incluindo tribos aborígenes australianas que usam o didgeridoo em cerimônias espirituais, assim como as do Tibete ou do Himalaia usam as tigelas para criar esse som calmante e contemplativo. 

 

As tigelas são amplamente utilizadas na meditação budista em todo o Tibete, tanto em mosteiros quanto em residências. Elas pode ser usadas para marcar o início e o fim de um período de meditação ou durante a meditação para ajudar a focalizar a mente. Muitos também acreditam que os mantras entoados durante a confecção de uma tigela são liberados no universo quando ela é tocada, ajudando na jornada em direção à iluminação.

 

Namaskar!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square