Please reload

Posts Recentes

Yoga e seus benefícios

March 27, 2020

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Quando a alimentação vai muito além do seu corpo

Conheça a alimentação sutil e sua relação com uma mente mais saudável

Você já ouviu falar na alimentação sutil? Todo mundo sabe que a gente é o que a gente come, e é seguindo essa ideologia que funciona a alimentação sutil. A ideia é seguir uma dieta ideal para ter corpo e mente saudáveis, a partir da menor produção de toxinas. Se o metabolismo fica sem as toxinas, os sistemas do nosso corpo funcionam melhor, o que resulta em estabilidade emocional, além de ativação das funções cerebrais.

 

Segundo a filosofia Yogue, há três tipos de alimentos:

  1. Sattvicos, que são bons tanto para a mente quanto para o corpo. Este é ocaso de verduras, cereais, frutas e produtos lácteos (desde que sejam orgânicos e provenientes de produtores pequenos, que não maltratem os animais).

  2. Rajásicos, que são bons para o corpo, mas ruins para a mente (ou vice-versa). Este é o caso do café, mate, chocolate, bebida gasosas em excesso, além da ingestão de remédios sem real necessidade.

  3. Tamásicos, que apesar de serem ruins para a mente, podem ser “bons para o corpo”. Este é o caso de bebidas alcoólicas, fumo, ovo, carnes vermelhas e brancas, alho, drogas, cebolas e cogumelos.

Vale lembrar que as pessoas que ingerem predominantemente alimentos Tamásicos, além daqueles que estão expostos à contaminação ambiental, estresse emocional e a mal-estares físico e psíquicos, têm mais chance de desenvolverem enfermidades como câncer de colo, hipertensão, reumatismo, entre outras.

 

Por outro lado, os alimentos Sattvicos satisfazem perfeitamente as necessidades do organismo em relação às vitaminas, proteínas, carboidratos e outros componentes. Uma alimentação baseada nestes alimentos é uma dieta rica, nutritiva e purificadora.

 

É importante lembrar que a dieta é um item importante de purificação ao lado da prática de yoga, meditação, jejum e moralidade. Depois de desenvolver as práticas da yoga e da meditação, as pessoas podem experimentar os alimentos para saber quais as favorecem ou não. Ao iniciar nas práticas espirituais é recomendado consumir alimentos Sáttvicos. Vale lembrar que não é preciso ser rigoroso desde o início, mas sim de uma maneira natural e progressiva.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga